segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Alimentos que ajudam a memória

Que tal conhecer quais são os alimentos que ajudam a memória ? Será que durante o dia você se esquece de tarefas importantes ? Não se lembra de coisas ditas a você no começo do dia ? Talvez você sofra de problemas relacionados a memória, veja como os alimentos podem ajudar a fortalecer a memória.

Ovo: Fonte de colina, que participa da formação dos neurônios e repara as células cerebrais avariadas. Produz acetilcolina, neurotransmissor fundamental para a memória e o aprendizado. Previne contra a depressão. Além de ser fonte de vitaminas do complexo B, que facilitam a comunicação entre os neurônios.


Peixe: Essencial para o cérebro, melhora a memória, a concentração e possui ação antiinflamatória. Protege os neurônios contra os radicais livres e preserva as membranas dos neurônios, colaborando para a troca de informações entre eles. Fonte de zinco o e selênio que estimulam a atividade cerebral, impedindo ondas de cansaço no final do dia.


Maçã: é uma das principais fontes de fisetina, composto que favorece o amadurecimento das células nervosas e estimula os mecanismos cerebrais.


Frutas vermelhas: Possuem flavonóides, que exercem efeitos benéficos na aprendizagem e na memória porque protegem os neurônios e são capazes de reverter déficits de memória.


Brócolis: Vegetais de folhas verde-escuras, como brócolis e espinafre, são fontes de ácido fólico, vitamina necessária à formação do sistema nervoso do feto. Depois, participa de reações químicas que regulam a conexão entre as células nervosas e influenciam o desempenho cognitivo. Ajudam a manter a ansiedade bem longe.


Cereais integrais: Participa entre a troca de informações entre os neurônios e auxilia na memória. Isso acontece por serem ricos em vitaminas do complexo B, notadamente ácido fólico e vitamina B6.


Azeite de oliva: Fortalece a memória. Rico em ácidos graxos monoinsaturados, que integram a membrana das células nervosas e aceleram a transmissão de informação entre elas. Outras fontes são o óleo de canola e a linhaça. Para completar, o azeite extravirgem ainda fornece dois antioxidantes, que exercem efeito neuroprotetor: os polifenóis e a vitamina E (disponível também em outros óleos vegetais, como o de girassol, amendoim e milho, além do abacate e das nozes).

Alimentação com baixa qualidade nutricional; aditivos químicos que prejudicam na liberação de energia; e longos períodos sem se alimentar interferem na formação e na ação dos neurotransmissores, facilitando sintomas como irritabilidade, alteração de humor, hiperatividade (física e mental), distúrbios de concentração e aprendizagem, ansiedade, depressão, alterações na qualidade do sono.

A ingestão de frutas e hortaliças, fontes de vitaminas e minerais é essencial para uma alimentação saudável, porém há alimentos que podem ser evitados para diminuir esses problemas: alimentos e bebidas contendo cafeína, pois a cafeína tem um poder excitatório, aditivos químicos e açúcar refinado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário